Amigos que Não Ajudam


Tem gente que reclama de não ser ajudado. Não que não seja ajudado realmente, mas reclama por não ser ajudado do jeito como gostaria. Confesso que eu não posso atirar a primeira pedra. Em vários momentos fui ajudado por pessoas que, naquele instante, poderia jurar que estavam me jogando no poço. E creio que você também já passou por isso.

Pessoas que sempre ajudam alguém não acreditam no potencial de quem está sendo ajudado. Tudo bem se ajudar um cego a atravessar a rua, mas pode deixar ele se virar no banco, em casa, no trabalho. Ele não é inútil. Ele não enxerga, mas faz o restante do jeito como aprendeu. Possui, como todos sabemos, alguns sentidos mais desenvolvidos do que os que enxergam. Não somos melhores que ele.

A autopiedade é uma doença que precisa ser erradicada da vida do cristão. Deixar pra trás esse negócio de achar que os outros é que são responsáveis por nossa situação e nossos erros. Talvez até sejam... e daí? O que fazer a respeito?

Em vez de reclamar, a melhor coisa é entender. Em vez de praguejar, o melhor é agradecer. Em vez de olhar a miséria, o melhor é conseguir forças em Cristo. Chega de cantar "você tem valor" enquanto o outro chora porque se sente o mais rejeitado entre os rejeitados. Diga "você tem valor" e tire o braço do ombro dele, deixe caminhar com as próprias pernas para ver o valor que cada um tem em Deus.

Devo aprender que quando não sou ajudado, pode ser que as outras pessoas confiam que posso sair disso sozinho. Pode ser que acreditam em mim mais do que eu mesmo. Então, vamos ser gratos pelos amigos que não ajudam.

Comentários