Construir é Melhor


Imagine que você acordou de manhã e percebeu que a parede da sua sala de estar foi construída fora do prumo e está muito torta. Você decide, então, mandar a marreta nela, colocar tudo no chão, porque o negócio afinal estava bem torto. Depois percebe que não tem dinheiro para construir outra e, mesmo que tivesse, não tem a mínima ideia do que fazer para construir uma parede reta no lugar. Seria um desastre. A casa ficaria à mercê do tempo e dos ladrões.

Assim tem acontecido nos nossos dias. Críticos de paredes tortas aos montes, com marretas nas mãos, mas sem soluções viáveis.

Críticos da teologia conservadora e da igreja institucional, mas que não tem uma teologia melhor, nem uma forma melhor de igreja e nem reconhece os benefícios que recebeu da antiga teologia e da igreja, mesmo como instituição.

Críticos da política que pregam o desespero entre voltar para a ditadura da qual viemos ou da ditadura para a qual estamos indo, mas sem soluções para chegarmos a uma não-ditadura.

Críticos da família, como uma instituição machista e retrógrada, mas sem reconhecer que toda a civilização foi construída a partir das famílias e que o amor de família - com todos os seus defeitos - é o que vai moldar o caráter dos futuros cidadãos.

Enfim, dou graças a Deus pelos exemplos que tenho buscado, não só observando a vida de grandes expoentes da nossa sociedade, mas também a vida daqueles anônimos que pagam um preço alto para mostrar que tem solução sim. Aquele que abandonou o formato da igreja institucional para ser igreja na vida dos outros, aquele que se embrenhou na política cheio de boas intenções e paga o preço por ser assim, aqueles que valorizam sua família mesmo sabendo de seus defeitos e procuram transformá-la numa instituição mais humana e divina.

Só derrube a parede se souber construir outra melhor no lugar.

Comentários