Desfrute o Jardim



Por apenas um momento, pare de reclamar e seja um admirador do jardim.

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. (Gênesis 3:8)

O que Deus fazia passeando por um jardim? Por que este desejo de se encontrar com a criatura? Não vejo outra resposta senão que Deus desejou desfrutar de sua Criação. O trabalho estava encerrado, agora era o momento para aproveitar e curtir tudo aquilo que seu trabalho havia proporcionado. Deus é um grande admirador das coisas belas.

Se somos imitadores de Deus, precisamos aprender a desfrutar as coisas. Diferente das pessoas que veem maldições em tudo e em todos, pulsa em nós o desejo de aproveitar o lado bom da Criação. Há uma verdade em nosso coração: mesmo no mundo decaído, ainda há muita coisa que permaneceu bela como Deus as criou. O mundo natural, a beleza, o amor, a alegria, tudo isso é testemunho de que vivemos entre pessoas e coisas que não estão totalmente devastadas pela consequência de nosso afastamento de Deus.

Este olhar pessimista sobre o mundo, esta nostalgia de "antigamente não era assim", não é a maneira como Deus vê as coisas. Deus olha sempre para o que pode ser, Ele olha sempre para as possibilidades, e colocou esta mesma habilidade em nós: o desejo de fazer algo somente pelo prazer de fazer, o anseio por observar uma obra de arte que nada nos acrescenta a não ser sua plasticidade bela, o cuidado por um animal de estimação que nada nos oferece a não ser sua companhia, a felicidade de encontrar amigos sem nenhum propósito específico que não seja divertir-se.

É aí que mora o segredo do consagrar tudo. É resgatar a glória de Deus em todas as coisas, inclusive as que nos parecem insignificantes. É ser como Deus é, em todos os sentidos. É viver para a manifestar a glória de Deus. Pare por alguns momentos, pare de lavrar a terra, pare de buscar resultados em tudo que faz, pare de tentar achar razão em todas as coisas e, somente por estes momentos, aproveite para desfrutar do jardim.

Comentários