Já disse e já ouvi, várias vezes, que o aumento do número de evangélicos no Brasil trouxe pouco ou nenhum avanço social, moral ou espiritual para nossa nação. Tudo continua como antes, os princípios e valores de Cristo não estão sendo percebidos. Mas uma coisa precisamos admitir: avançamos - e muito - na indústria de beatos sem cabeça. Por beato, entenda aquela pessoa que aceita a religião sem qualquer questionamento produzido por uma análise inteligente, espiritual e sincera.
"Mas isso sempre existiu", você dirá. Eu sei. Mas hoje a tecnologia de produção de beatos é muito avançada. Pense um pouco na Idade Média, quando a Igreja Católica mandava no mundo cristão da época, sem a presença de tantos grupos protestantes para confrontá-la. Pensou? Pois bem, há 600 anos existia o clero e o leigo: o clero falava em latim e estudava os livros santos, enquanto o leigo sabia ser apenas um babaca que deveria obedecer ao clero em tudo.
Hoje é diferente. Os aproveitadores da fé - protestantes inclusive - desenvolveram métodos para que os beatos pensem que são donos da verdade e nunca percebam que estão sendo feitos de babacas. Tente abrir os olhos de um e ele lhe dirá que "Satanás está lhe usando". Os aproveitadores montaram uma indústria avançadíssima. E é ainda pior: como um ilusionista de renome, antigamente era preciso ser um bom aproveitador para juntar alguns beatos. Já hoje, qualquer pessoa com uma "visão de Deus" consegue ir fazendo beatos às dúzias.
O resultado é que ser cristão nos dias de hoje quase sempre significa ter um conhecimento raso e uma miopia crítica, sob pena de ser disciplinado, excluído, excomungado e satanizado. Os pensamentos, as canções, as teologias, as eclesiologias, tudo isso está sendo dominado por aproveitadores ou por beatos, e eu não sei o que é pior. A boa notícia é que ainda existe gente fazendo coisa boa, assim como aconteceu em todas as fases da história da Igreja.
Jesus deixou uma dica. "Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo". (Mateus 24.10-13)
Os aproveitadores e beatos não amam. Eles escandalizam, traem, odeiam, são falsos e enganam. Sob a desculpa da autoridade, maltratam em nome de Deus. Resta ao povo de Deus, então, perseverar. E perseverar com inteligência, até o fim.
Comentários
Postar um comentário