A depressão é uma das doenças mais comuns nos dias de hoje. Mais do que isso, é uma doença muito antiga e muito frequente, mas sobre a qual ainda se sabe muito pouco, principalmente sobre tratamento e cura. Ainda é um tabu para muita gente admitir sua depressão, principalmente dentro das igrejas.
Por ter enfrentado uma crise de depressão aguda e refratária, conheci o outro lado da história. Como muitos, também tinha meus preconceitos. Também achava que um dedo fraturado era mais grave do que um distúrbio mental, mesmo que a mente seja muitíssimo mais importante que o dedo. Mas, principalmente, percebi que a Igreja podia contribuir pouco para a cura de pessoas com depressão.
Lendo um artigo da Jade Miller no blog cristão do Micah Murray, decidi escrever um pouco sobre este tema. Citei a Jade porque tomei o artigo dela como inspiração. A seguir, algumas coisas que todo cristão deveria saber sobre a depressão.
Depressivos não tem coisas a dizer
Muita gente diz que o depressivo precisa "colocar a angústia para fora" ou coisas neste sentido. Principalmente entre cristãos, é comum achar que a depressão é consequência de algum tipo de pecado. Acredite em mim: se houvesse uma solução tão simples para colocar a depressão para fora, não existiria depressão no mundo. O que o depressivo mais quer é se livrar da depressão. E muitos recorrem ao suicídio como uma forma de alívio.
Tudo está vazio e morto
Não espere nada de um depressivo. Não espere um sorriso por ter feito algo especial. Não espere que ele fique feliz por um presente que você deu. Não espere que ele ache sensacional aquela palestra do último pastor da moda. Para um depressivo, as coisas não tem mais vida, é tudo perda de tempo. O entusiasmo que você tem, o depressivo perdeu.
Planeje suas ações
Algumas pessoas querem ajudar um depressivo simplesmente falando o que vem à mente. Fazem uma visita para simplesmente compartilhar coisas que não foram planejadas. Há algo importante sobre um depressivo que você precisa saber: os depressivos não pensam como as pessoas sem depressão. Uma frase despretensiosa pode soar como ameaça. Uma tentativa de incentivo pode soar como desdém aos esforços do depressivo. Pessoas que até querem ajudar podem deixar cicatrizes na vida do depressivo. Se não sabe o que vai dizer, não diga nada. Apenas esteja com o depressivo.
O depressivo sabe que está com um problema
Saber que está dando trabalho para os outros é penoso para qualquer depressivo. Saber que a família está passando por situações difíceis, que os filhos estão vendo a doença se desenrolar, os psiquiatras tentando encontrar uma nova droga, os psicólogos tentando acertar uma terapia... Tudo é cansativo e gera culpa na mente do depressivo. Não precisa lembrá-lo disto. Evite conversas do tipo: teu filho está se sacrificando por você, ou graças a Deus ainda há recursos financeiros para bancar um novo tratamento. Para o depressivo, isso não é expressão de amor. Para o depressivo, é como dizer que "você está dando trabalho, estamos te suportando como podemos".
A depressão tem várias origens
Muitas coisas podem causar a depressão: uma simples bagunça nas substâncias químicas que agem no cérebro, um trauma emocional, uma culpa mal resolvida ou até, como aconteceu no meu caso, sentimentos mal administrados por anos a fio. Os discípulos, ao verem um homem cego de nascença, associaram sua cegueira ao seu pecado, ao que Jesus respondeu que nem ele e nem seus pais haviam pecado para que ele nascesse cego. Infelizmente, muita gente de nosso tempo ainda associa uma enfermidade como a depressão ao pecado ou ao diabo. Claro que a culpa por algo errado pode causar uma depressão, mas procure entender o depressivo com mais cuidado.
Precisamos de mais pessoas que saibam lidar com a depressão
Ainda há muito tabu nas igrejas quando o assunto é depressão. As pessoas agem como se a depressão fosse algo infectocontagioso ou uma doença moral. Tratam a depressão como fraqueza. Ore para que mais pessoas se disponham a auxiliar pacientes com depressão. Pessoas que tenham disposição para estar com o depressivo e passar tempo com ele. Pessoas que não o tratem como um extraterrestre.
A Bíblia está repleta de casos de depressão
Muitos heróis bíblicos passaram por depressão. Só percebi isso quando enfrentei este mal. Minha leitura da Bíblia mudou radicalmente. Entendi melhor quando Jó disse "que estava cheio de queixas e amargura". Conheci o coração de Elias quando clamou a Deus pedindo "tira a minha vida porque é melhor morrer do que viver". Aprendi o sentido da frase de Davi: "a minha alma está amargurada até a morte". Li sobre a vida de grandes homens, como Martin Luther King e Mahatma Gandhi, que passaram por depressão.
O melhor tratamento para a depressão é o amor
Muitos me perguntam qual é o remédio para a depressão. Eu não sei. A verdade é que, de um momento para outro, comecei a melhorar e fui me libertando de muitas coisas. Foi uma série de mudanças pessoais, familiares e espirituais. Mas de uma coisa eu sei: nos momentos mais difíceis da depressão, o que me sustentou foi o amor. O amor da minha família, dos meus amigos e dos meus irmãos na fé me acompanhou durante a caminhada dura e escura da depressão. Se posso dar um conselho a alguém que conhece um depressivo, é esse: ame. Simplesmente ame.
"E o amor de Deus?" Alguém poderia perguntar. Tenho plena convicção que Deus me acompanhou com seu amor e misericórdia durante todo o processo. Mas preciso confessar que nunca senti algo sobrenatural durante o longo período de depressão pelo qual passei. Não ouvi Deus falando comigo, não vi anjos, não me arrepiei, não tive uma revelação. Mas Ele estava lá, como está aqui hoje. O grande problema é que o coração do depressivo fica duro e calejado. O amor de Deus precisa ser manifestado visivelmente pela família, pela igreja, pelos amigos. E esta é uma responsabilidade nossa.
Que Deus nos abençoe.
Comentários
Postar um comentário