Não Seja Muito Sofisticado


Já se diz por aí que a verdadeira felicidade não é ter o que é necessário. Também já se constatou que ter coisas desejadas não deixa as pessoas felizes. Muita gente só é feliz se tem mais e melhor do que o seu próximo. Quando temos o necessário juntamente com os outros, já não nos interessa mais, queremos ter o necessário mais sofisticado que o dos outros.

Pensando que Jesus tem todo o poder, resolveu nascer numa família simples de trabalhadores braçais. Aprendeu o ofício de carpinteiro. Chamou pescadores, cobradores de impostos, radicais políticos e pessoas sem atrativos pessoais como seus apóstolos. Andava no meio de prostitutas, mendigos, aleijados e multidões que se acotovelavam. Entrou em Jerusalém montado num burrico. Fugiu da sofisticação.

Não que a sofisticação seja ruim. Jesus deixou um exemplo de vida livre destas coisas que todos procuram. Estas coisas não o escravizavam e Ele deixou isso muito claro, inclusive em seu exemplo. Em nossa civilização, seria considerado louco porque todos nós queremos ser sofisticados. Quem pensa diferente é doido varrido. Jesus dizia que juntar um monte de dinheiro e perder a alma por causa disso era a verdadeira loucura (juntar dinheiro sem perder seus princípios e valores, por outro lado, é salutar).

Jesus nos ensinou que a nossa felicidade deve estar na gratidão pelo que temos, seja pouco ou seja muito. Buscar o melhor e maior somente para intimidar o próximo é um pecado, vai contra a vontade de Deus. Não devemos deixar a sofisticação nos dominar, devemos ter domínio sobre ela. O que tenho e sou deve ser um instrumento nas mãos de Deus para servir de bênção aos que me cercam.

Se as coisas estão nos dominando, a dica é: não sejamos muito sofisticados.

Comentários