Parábolas que Ajudam a Entender


1. Parábolas que Ajudam a Entender Igreja Batista Jardim Redentor – EBD 24 de maio de 2015 Rogério Nunes de Lima
2. Texto Áureo "Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois"Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará aodiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podemum e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".servir a Deus e ao Dinheiro". Lucas 16:13Lucas 16:13
3. Contexto de Lucas 15 Jesus recebia os cobradores de impostos e pessoasJesus recebia os cobradores de impostos e pessoas “pecadoras” (consideradas impuras).“pecadoras” (consideradas impuras). Criticado pelos religiosos e peritos em Bíblia.Criticado pelos religiosos e peritos em Bíblia. Ao que tudo indica, Jesus os recebia eAo que tudo indica, Jesus os recebia e compartilhava as refeições com os pecadores.compartilhava as refeições com os pecadores. ““A comunhão à mesa significa compartilhar a vida eA comunhão à mesa significa compartilhar a vida e ser convidado para uma refeição era, e ainda é,ser convidado para uma refeição era, e ainda é, uma honra” - Revista pág. 40.uma honra” - Revista pág. 40.
4. A Ovelha Perdida (15.4) “até encontrá-la” - procurar(15.4) “até encontrá-la” - procurar incessantemente até obter sucesso.incessantemente até obter sucesso. (15.5) “coloca-a alegremente nos ombros” - Jesus(15.5) “coloca-a alegremente nos ombros” - Jesus enfatiza a alegria em fazer um trabalho difícil.enfatiza a alegria em fazer um trabalho difícil. (15.7) “99 justos que não precisam arrepender-se”(15.7) “99 justos que não precisam arrepender-se” - Jesus utiliza a ironia pois todos precisam de- Jesus utiliza a ironia pois todos precisam de arrependimento.arrependimento.
5. A Moeda Perdida (15.8) “acende uma candeia, varre a casa” - as(15.8) “acende uma candeia, varre a casa” - as casas tinham piso de terra ou pedras quecasas tinham piso de terra ou pedras que juntavam muito pó, além de serem cômodos maljuntavam muito pó, além de serem cômodos mal iluminados.iluminados. (15.9) “reúne amigas e vizinhas” - aquelas que(15.9) “reúne amigas e vizinhas” - aquelas que compartilham de seus problemas e dificuldades;compartilham de seus problemas e dificuldades; enfatiza a necessidade de comunhão.enfatiza a necessidade de comunhão. (15.10) “alegria na presença dos anjos” - mover(15.10) “alegria na presença dos anjos” - mover espiritual diante de acontecimentos espirituais.espiritual diante de acontecimentos espirituais.
6. O Filho Perdido Após uma vida errante, percebe que estar perto deApós uma vida errante, percebe que estar perto de seu pai, ainda que como empregado, é melhor doseu pai, ainda que como empregado, é melhor do que estar sozinho.que estar sozinho. (15.21) O pai não deixa o filho terminar a frase.(15.21) O pai não deixa o filho terminar a frase. (15.31) Filho mais velho estava perdido em casa.(15.31) Filho mais velho estava perdido em casa. ““(Filho mais velho) humilha publicamente o pai,(Filho mais velho) humilha publicamente o pai, desprezando-o e mostrando que o foco da suadesprezando-o e mostrando que o foco da sua vida, embora houvesse permanecido ao lado dovida, embora houvesse permanecido ao lado do pai, estava muito longe dele. O pai, MAIS UMApai, estava muito longe dele. O pai, MAIS UMA VEZ, sai de casa ao encontro também deste filho”VEZ, sai de casa ao encontro também deste filho”
7. Comparação entre Perdidos Proporção Onde Situação Ovelha 1/100 Deserto Não sabia como voltar para o pastor Moeda 1/10 Casa Não tinha vida para voltar para a dona Filho 1/2 Mundo Sua volta dependia de seu esforço e arrependimento
8. O Administrador Astuto Diante da parábola em Lucas 16.1-15:Diante da parábola em Lucas 16.1-15: É aceitável ser injusto?É aceitável ser injusto?
9. O Administrador Astuto Nesta vida sem sentido eu já vi de tudo: um justoNesta vida sem sentido eu já vi de tudo: um justo que morreu apesar da sua justiça, e um ímpioque morreu apesar da sua justiça, e um ímpio que teve vida longa apesar da sua impiedade.que teve vida longa apesar da sua impiedade. Não seja excessivamente justo nemNão seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir-se a sidemasiadamente sábio; por que destruir-se a si mesmo?mesmo? Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo;Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo?por que morrer antes do tempo? Eclesiastes 7:15-17Eclesiastes 7:15-17
10. O Administrador Astuto O senhor não elogia sua desonestidade, mas elogiaO senhor não elogia sua desonestidade, mas elogia sua astúcia em utilizar os bens em suas mãossua astúcia em utilizar os bens em suas mãos para fazer amigos.para fazer amigos. (16.8) “Os filhos deste mundo são mais astutos do(16.8) “Os filhos deste mundo são mais astutos do que os filhos da luz” - significa que as pessoasque os filhos da luz” - significa que as pessoas que estão no mundo sabem utilizar seus bensque estão no mundo sabem utilizar seus bens para fazer amigos.para fazer amigos. (16.9) “riqueza deste mundo ímpio” - o que(16.9) “riqueza deste mundo ímpio” - o que ganhamos com nosso trabalho.ganhamos com nosso trabalho.
11. O Administrador Astuto (16.10) Jesus diz que o valor de alguém não está(16.10) Jesus diz que o valor de alguém não está no montante, mas em sua consciência.no montante, mas em sua consciência. (16.11) Demonstrar que somos dignos de bênçãos(16.11) Demonstrar que somos dignos de bênçãos espirituais (que não podemos ver) através doespirituais (que não podemos ver) através do exemplo com as bênçãos materiais (que vemos).exemplo com as bênçãos materiais (que vemos). (16.12) Responsabilidade com o que é nosso e com(16.12) Responsabilidade com o que é nosso e com o que pertence aos outros.o que pertence aos outros. (16.13) Escolher a quem servimos e quem nos(16.13) Escolher a quem servimos e quem nos serve.serve.
12. Referências Aula ministrada com base na RevistaAula ministrada com base na Revista Compromisso Ano CIX – nº 434 – 2º trimestre deCompromisso Ano CIX – nº 434 – 2º trimestre de 2015 – Junta de Educação Religiosa e2015 – Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira.Publicações da Convenção Batista Brasileira. A autoria das lições é de Ana Maria Suman Gomes.A autoria das lições é de Ana Maria Suman Gomes. Textos bíblicos são da NVI Nova VersãoTextos bíblicos são da NVI Nova Versão Internacional – Sociedade Bíblica Internacional –Internacional – Sociedade Bíblica Internacional – salvo indicações em contrário após o texto.salvo indicações em contrário após o texto. Para acessar este e outros materiais:Para acessar este e outros materiais: www.rogerionunes.net

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