Moisés Enfrenta o Faraó




1. MOISÉS ENFRENTA O FARAÓ EBD – Igreja Batista Jardim Redentor 19 de janeiro de 2014
2. TEXTO ÁUREO  E os egípcios saberão que eu sou o Senhor , quando eu estender a minha mão contra o Egito e tirar de lá os israelitas. Êxodo 7.5
3. ÊXODO 4.24-26  Numa hospedaria ao longo do caminho, o Senhor foi ao encontro de Moisés e procurou matá-lo. Mas Zípora pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho e tocou os pés de Moisés. E disse: "Você é para mim um marido de sangue!“ Ela disse "marido de sangue", referindo-se à circuncisão. Nessa ocasião o Senhor o deixou. Êxodo 4:24-26
4. A RECEPÇÃO DOS ISRAELITAS  Êxodo 4.29-31  Êxodo 5.19-21  Êxodo 6.9  Olhar para Deus ou para as circunstâncias?  "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!“ Mateus 14:29-30  Todo relacionamento passa por três etapas: infância, adolescência e maturidade.
5. A REAÇÃO DE FARAÓ  O faraó respondeu: "Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair". Eles insistiram: "O Deus dos hebreus veio ao nosso encontro. Agora, permite-nos caminhar três dias no deserto, para oferecer sacrifícios ao Senhor, o nosso Deus; caso contrário, ele nos atingirá com pragas ou com a espada". Mas o rei do Egito respondeu: "Moisés e Arão, por que vocês estão fazendo o povo interromper suas tarefas? Voltem ao trabalho! “ Êxodo 5:2-4
6. COMO DEUS SE DEIXA CONHECER  E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu estender a minha mão contra o Egito e tirar de lá os israelitas. Êxodo 7:5  Quais são as circunstâncias que nos levam para perto de Deus?
7. AS DEZ PRAGAS DO EGITO  Praga = golpe severo.  Divididas em 4 partes:  Águas em sangue, rãs e piolhos (não avisada)  Moscas, peste e úlceras (não avisada)  Granizo, gafanhotos e trevas (não avisada)  Morte dos primogênitos (avisada)  Alguns cientistas tentar harmonizar o relato bíblico com tragédias naturais (filme Colheita Maldita).
8. AS ÁGUAS TRANSFORMAM-SE EM SANGUE  Golpe duro na vida do Egito. O Nilo trazia fertilidade ao Egito, peixes, vida e água.  Era cultuado como um deus, Khnun.  Os magos do Faraó fizeram o mesmo sinal.  Então vi saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs. São espíritos de demônios que realizam sinais miraculosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo- poderoso. Apocalipse 16:13-14
9. RÃS PARA TODO LADO  Confronto com os deuses Hapi e Heqt, associados às rãs.
10. PIOLHOS ARDENTES  Não foi precedida de aviso.  Não se sabe ao certo que tipo de inseto foi.  Os magos reconhecem que foi o dedo de Deus (Jeová).
11. ENXAMES DE MOSCAS  A partir desta praga, o texto nos diz que os israelitas são separados do restante do Egito.  Êxodo 8.24 – generalização.
12. A PESTE DOS ANIMAIS  Confronta a deusa Ápis, protetora do gado.  Não se sabe qual foi a peste.  A expressão “todos foram feridos” também é uma generalização.
13. A PRAGA DAS ÚLCERAS  Confronta a deusa Sekhmet, considerada responsável pela cura de todas as doenças.  Muitos entendem que foi uma espécie de sarna.
14. PAVOR NA TERRA E NOS ARES  Saraiva e fogo: seria granizo com trovões?  A praga destruiu o linho e a cevada, o que indica que aconteceu no mês de fevereiro.
15. GAFANHOTOS  Confronta o deus Osiris, protetor da vegetação  Praga comum na região, mas promovida em larga escala e com ação por tempo limitado  Êxodo 10.2 – O que quer dizer a expressão “zombei dos egípcios”?
16. TREVAS PALPÁVEIS  Confronta o deus Rá, considerado pelos egípcios como o maior de todos os deuses  Os egípcios acreditavam que o Faraó era a encarnação deste deus  Há controvérsia sobre ter sido uma tempestade de areia
17. TEMAS PARA SE PENSAR  A vida do cristão é protegida de uma série de problemas, mas não de todos.  A Igreja é como a terra de Gósen, como povo de Deus e Corpo de Cristo vivemos em uma comunidade de bênçãos.  Deus pode usar as coisas mais estranhas para proteger e libertar aqueles que são seus.

Comentários