Escravidão e Terror no Egito







1. ESCRAVIDÃO E TERROR NO EGITO EBD – Igreja Batista Jardim Redentor 05 de janeiro de 2014
2. TEXTO ÁUREO  Os israelitas, porém, eram férteis, proliferaram, tornaram-se numerosos e fortaleceram-se muito, tanto que encheram o país. Êxodo 1:7 NVI  E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles. Êxodo 1:7 ACR
3. PENTATEUCO  Cinco primeiros livros da Bíblia atribuídos a Moisés (teologia tradicional)  Pentateuco (grego) = cinco rolos  Torá (hebraico) = instrução, lei  Primeira de três partes do Tanakh  Torá ‫תורה‬ – Instrução (Os 5 de Moisés)  Neviim ‫נביאים‬ – Profetas  Kethuvim ‫כתובים‬ - Escritos
4. ÊXODO  Significa “saída” (do latim exodos)  Para os judeus, o nome do livro é “nomes” ( ‫שמות‬, shemot), pois os livros da Torá têm como nome a primeira palavra de cada um deles  Datas:  Ida de Jacó para o Egito – cerca de 1700 a.C.  Saída de Israel do Egito – cerca de 1270 a.C.
5. ÊXODO 1.1-4 JACÓ Israel LIA ou LEIA Olhos Tristes RUBEN – eis um filho SIMEÃO – audição LEVI – associado JUDÁ – objeto de louvor ISSACAR – salário ZEBULOM – morada RAQUEL Ovelha JOSÉ – salvador BENJAMIM – filho da mão direita BILA Modéstia Serva de Raquel DÃ – juiz NAFTALI – ganho na peleja ZILPA Gota Serva de Lia GADE – boa fortuna ASER - feliz
6.  Atos 7.14 e Gênesis 46.27 ÊXODO 1.5 TEXTO HEBRAICO TEXTO GREGO Jacó e sua esposa 2 Não contados Filhos de Jacó 12 12 Netos e bisnetos de Jacó 54 54 Filhos de José 2 2 Outros descendentes de José no Egito Não contados 7 TOTAL 70 75
7. ÊXODO 1.5  O provável faraó do tempo de José foi o faraó Kamés, filho de Taá II e Ah-hotep.
8. ÊXODO 1.8  O provável faraó que não conhecia José foi Amósis, irmão mais novo de Kamés. Ele se tornou faraó aos 10 anos de idade.
9.  Relato de vitória militar de Amósis sobre os hicsos.
10. ÊXODO 1.9-10  Os faraós da dinastia XVII eram comandados pelos hicsos, povo que invadiu o Egito em cerca de 1900 a.C.  Amósis foi o faraó que conseguiu derrotar os hicsos e estabelecer um governo realmente egípcio  O medo dos egípcios era que os israelitas se unissem aos hicsos (ou outro povo) para retomar este poder
11. ÊXODO 1.11 CIDADE DE PITOM
12. ÊXODO 1.11 – CIDADE DE PITOM
13. ÊXODO 1.11 – CIDADE DE PITOM
14. ÊXODO 1.11 – CIDADE DE PITOM
15. ÊXODO 1.11 – CIDADE DE PITOM
16. ÊXODO 1.11 CIDADE DE RAMESSÉS
17. ÊXODO 1.11 – CIDADE DE RAMESSÉS
18. ÊXODO 1.11 – CIDADE DE RAMESSÉS
19.  Todavia, quanto mais eram oprimidos, mais numerosos se tornavam e mais se espalhavam. Por isso os egípcios passaram a temer os israelitas, e os sujeitaram a cruel escravidão. Êxodo 1:12-13  A bênção de Deus:  Pode não se realizar na circunstância que esperamos;  Independe do que os outros estão fazendo conosco;  Desafia a lógica humana.
20.  O rei do Egito ordenou às parteiras dos hebreus, que se chamavam Sifrá e Puá: "Quando vocês ajudarem as hebréias a dar à luz, verifiquem se é menino. Se for, matem-no; se for menina, deixem- na viver". Êxodo 1:15-16  Chefes das parteiras.  Havia notoriedade perante Deus.  “perante o assento” – bloco de pedra onde as mulheres davam à luz.  Limpeza étnica: as mulheres hebreias poderiam ser tomadas como esposas dos egípcios.
21.  Todavia, as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito; deixaram viver os meninos. Êxodo 1:17  Questão ética: é correto desobedecer às autoridades?
22.  Então o rei do Egito convocou as parteiras e lhes perguntou: "Por que vocês fizeram isso? Por que deixaram viver os meninos? “ Responderam as parteiras do faraó: "As mulheres hebréias não são como as egípcias. São cheias de vigor e dão à luz antes de chegarem as parteiras". Deus foi bondoso com as parteiras; e o povo ia se tornando ainda mais numeroso, cada vez mais forte. Êxodo 1:18-20  Questão ética: é correto mentir?
23.  Por isso o faraó ordenou a todo o seu povo: "Lancem ao Nilo todo menino recém-nascido, mas deixem viver as meninas". Êxodo 1:22  Agora a ordem não era somente para as parteiras, mas para todo o povo. Qualquer egípcio poderia lançar um menino hebreu no Rio Nilo.

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