A Igreja de Diótrefes



Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe. Portanto, se eu for, chamarei a atenção dele para o que está fazendo com suas palavras maldosas contra nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da igreja. Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus. 3 João 1:9-11

O Novo Testamento nos traz algumas figuras do que a Igreja se tornou ainda no primeiro século da era cristã. Os ataques externos eram sentidos, porém não mais do que os ataques internos. Paulo, Pedro, Tiago e João escreveram contra pessoas que tentavam se apossar da Igreja como sua propriedade e, portanto, devendo ser controladas de acordo com sua vontade. Acontece que a Igreja já tem dono. Impôr vontades humanas em uma Igreja é pecado como qualquer outro.

Diótrefes incorreu neste erro. Como o texto não fala muito sobre ele, não sabemos se o fez por zelo, por necessidade ou por má-fé. De qualquer maneira, incorreu em pecado e precisou ser exortado pelo apóstolo João. Quais são as características destes "donos de igrejas" que pretendem tornar suas próprias palavras em dogmas de fé? A Igreja liderada por Diótrefes nos fornece luz.
  1. Estes líderes procuram ser os mais importantes dentre todos. Em igrejas assim, os pastores e líderes se julgam mais importantes que os membros, que os outros pastores e, talvez, até mais importantes que Jesus Cristo. Geralmente suas fotos e nomes estão nas fachadas dos templos.
  2. Estes líderes não recebem repreensão. Hoje já temos uma igreja cujo líder amaldiçoa quem se colocar contra o que é ensinado. Como Diótrefes, que não recebia as palavras de João, também recusam a exortação e a repreensão pelo que fazem de errado.
  3. Estes líderes referem-se aos outros com malícia e maldade. Há sempre uma ironia aqui, uma casca de banana ali. Na falta de coragem de falar diretamente a quem precisa ser dito, com amor, ou mesmo na falta de argumentos, as indiretas são utilizadas.
  4. Estes líderes selecionam as pessoas que devem fazer parte da Igreja. Não há ser humano no mundo a quem caiba a prerrogativa de selecionar quem deve ou não deve participar de uma Igreja. Todos são bem vindos. Os que tem a vida mais esfacelada tem prioridade de atendimento e cuidado. Os desobedientes serão tratados com amor mas com dureza. Rotular e selecionar pessoas é uma conduta cruel que muitas Igrejas tem tomado.
Por fim, João mostra a Gaio (o destinatário da carta) que a evidência de um encontro com Deus é a prática da bondade. Líderes que se encontraram com Deus praticam o bem. Mesmo quando estão disciplinando, exortando, chamando a atenção. A bondade pode ser vista em seus olhos.

Por mais líderes que se encontraram com Deus. Por menos líderes como Diótrefes. Esta é minha oração.

Comentários