O Problema da Meritocracia

A Meritocracia é a palavra de ordem nos dias de hoje, principalmente entre políticos e formadores de opinião evangélicos (e, hoje, está cada vez mais difícil associar o termo "evangélico" ao termo "cristão"), mas eu não acredito na meritocracia por duas simples razões: a primeira é porque não passa de uma utopia, principalmente dentro do capitalismo; a segunda razão é porque a meritocracia é uma ideia claramente anticristã, apesar de defendida por pessoas que dizem seguir a Bíblia.
É uma utopia porque nem todos que se esforçam alcançam méritos pelo que fazem. Para cada Joaquim Barbosa que nasceu negro e pobre para se esforçar e chegar a uma posição de destaque, há milhares de outros negros e pobres que se esforçam, até mais do que ele, sem conseguir alcançar seus objetivos, olhando de longe pessoas menos capacitadas do que eles indo mais longe em suas carreiras e vida financeira. Uma dona de casa que abre mão da sua vida para formar filhos melhores - um dos maiores bens que uma sociedade pode ter - não são reconhecidas pela sociedade como pessoas producentes, não recebem mérito financeiro por isso e são até rotuladas como retrógradas ou ultrapassadas. Em nossa sociedade, a meritocracia é uma grande mentira.

Mas a meritocracia também é uma ideia antibíblica e anticristã. Na verdade, me espanta que tantos evangélicos - que se dizem leitores da Bíblia - defendê-la. Deus não trata ninguém pela ótica da meritocracia. NINGUÉM! Ele faz o sol e a chuva beneficiarem a todos (Mateus 5.45) e Jesus nos contou uma parábola sobre trabalhadores que fizeram jornadas diferentes mas receberam o mesmo (Mateus 20) para ilustrar como será o Reino de Deus. A meritocracia nos afasta de Cristo e nos aproxima do que Ele mais combatia: o julgamento e a opressão. Perante Deus, somos todos iguais e livres.

Recomendo que iniciemos uma agapecracia - fazer tudo pelo amor. O amor se dedica, não tem preguiça, observa as coisas boas, não é orgulhoso e tudo o mais conforme 1 Coríntios 13. Somente o amor pode fazer deste mundo um lugar melhor.

"Dizeis com frequência: Darei, mas apenas aos que merecem. As árvores do vosso pomar não dizem isso, nem os rebanhos em vossas pastagens. Eles dão para viver, pois guardar é perecer. Observai primeiro se vós mesmos mereceis ser um doador, e um instrumento de doar." - Khalil Gibran

Comentários